Subscribe:

Etiquetas

17 de dezembro de 2010

10 Dicas para um Cabelo mais Saudável

Aqui estão 10 dicas para cuidarem do vosso cabelo, são sempre úteis e espero que façam uso delas, eu tenho cabelo comprido e sei bem o que custa manter um cabelo longo e bonito e especialmente saudável.

PENTEIA O CABELO ANTES DE O LAVARES
Sempre que fores lavar o cabelo tens de o pentear muito bem e tirar todos os nós antes de o molhares, isto previne que o cabelo se parta ao o lavares e evita danos maiores, ao penteares o cabelo antes de o lavares também estás a espalhar os óleos naturais do teu couro cabeludo pelo comprimento do teu cabelo, esses óleos são excelentes para manter o teu cabelo forte e saudável!

EVITA RIPAR O CABELO
Se não sabem o que é ripar o cabelo é basicamente pentear o cabelo para trás junto á raíz, isto embaraça o cabelo o que ajuda a criar volume no cabelo, o efeito pode ser fantástico, especialmente em penteados, mas não é nada bom para o teu cabelo, quando o cabelo é ripado fica mais propício a partir-se, e ele parte-se logo na raíz! Se tens de ripar o cabelo certifica-te que demoras o teu tempo e gentilmente escovas o ripado até o cabelo ficar sem nós.

ESCOLHE OS ELÁSTICOS CERTOS
Deves evitar a todo o custo os elástico para cabelo que têm peças de metal, esses são péssimos para o teu cabelo, o metal no elástico puxa e parte o teu cabelo, mesmo que não repares, os elásticos ideais para usar são forrados com tecido ou outro material suave.

SUPLEMENTOS PARA O TEU CABELO
O teu cabelo é composto por proteína por isso certifica-te que a tua dieta incluí bastante dela, boas fontes são peixe, ovos, iogurte, feijões e grãos como a soja são ricos em proteína. Isto vai fazer com que o teu cabelo cresça mais e mais saudável.

O TEU CABELO ESTÁ MORTO, DEIXA-O DESCANSAR EM PAZ!
É verdade que o teu cabelo está morto, ele é composto por proteínas mortas mas onde eu quero chegar com isto é que deves evitar mexer muito no teu cabelo, penteia-o apenas quando necessário e quanto menos lhe fizeres melhor vai ser para ele, isso inclui secar, esticar, encaracolar... e se não lhe mexeres muito ele não vai ficar tão oleoso tão rapidamente!

EVITAR A QUEDA DO CABELO
Lembra-te que perdes cerca de 50 a 100 fios de cabelo diariamente, se o teu cabelo está a cair mais que o normal geralmente a causa é o stress por isso tenta relaxar mais no teu dia-a-dia, tem em mente que queda e quebra são coisas diferentes e têm tratamentos também diferentes.

CUIDADO COM OS PENTEADOS
Duas coisas que deves ter cuidado quando fazes um penteado são os acessórios e pressão que fazes no cabelo, quanto aos acessórios, se algum gancho vem com cabelo atrás quando o tiras nunca o voltes a por no cabelo, nunca! Os de metal são os principais assassinos de cabelo. Evita penteados muito apertados como rabos de cavalo ou tranças, isso vai puxar, esticar e partir o cabelo.

LAVA O TEU CABELO GENTILMENTE
Um erro muito comum é pegar em todo o cabelo, encharca-lo de champô e esfrega-lo no topo da cabeça, só estás a pedir nós e cabelo mais seco. Quando fores lavar o cabelo (lembra-te de pentear-lo como te disse anteriormente) molha o cabelo, podes correr os teus dedos pelo cabelo para que todo o cabelo fique molhado.

Depois aplica champô no teu couro cabeludo, e lava-o quando lavas o cabelo é para lavares o couro cabeludo tirando o excesso de óleos e sujidade, o resto do cabelo não lhe toques! O excesso de champô que escorre para o resto do cabelo e a água do chuveiro vai tirar qualquer sujidade que esteja no resto do cabelo. Isto vai reduzir a quantidade de nós para metade!

AMACIADOR NO SÍTIO CERTO
Quando lês as instruções de um amaciador elas geralmente dizem para passar nas pontas do cabelo, não te esqueças que, especialmente se tens cabelo escadeado, tens pontas em vários comprimentos, muitas vezes as pontas das madeixas mais curtas são negligenciadas, elas também precisam de amor e carinho!

CUIDADO COM OS PERIGOS DO DIA-A-DIA!
O dia-a-dia é uma ameaça para cabelos compridos, facilmente ficam presos em fechos de casacos, na mobília... tenta andar com o cabelo preso sempre que puderes, especialmente em casa, se queres que o teu cabelo cresça comprido e saudável.

Lembrem-se a única maneira de curar cabelo estragado é através do corte! Por isso tratem bem dele.

6 comentários:

  1. Olá, acho que o post está muito bom e útil!!
    Queria só esclarecer umas dúvidas: devemos lavar o cabelo com que frequência? e a aplicação do amaciador e da mascara deve ser feita também com que frequência? E por último, o cabelo cresce mas rápido apanhado?
    Obrigada e beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. Depende do tipo de cabelo, eu lavo o cabelo 3x por semana, se tens a necessidade de passar o cabelo por água podes usar só amaciador em vez de champô se tens cabelo muito seco.

    O amaciador deves aplicar sempre que lavas o cabelo, uma mascara podes fazer 1x por semana :)

    Eu duvido que o cabelo apanhado cresça mais depressa mas como está apanhado parte-se menos, deve ser por isso :P

    ResponderEliminar
  3. Ok, obrigada e beijinhos
    Boas férias!!

    ResponderEliminar
  4. Hello Marta!
    Tenho de te dizer q sou uma frequentadora assídua do teu blog. Temos gostos algo semelhantes e o cuidado q tens a seleccionar looks e a fazer posts é do outro mundo!
    Queria-te pedir um favorzinho: seria possível fazeres um post dedicado a peles negra e cabelos crespos ?
    Sinceramente acho q é a única coisa q falta para o teu blog ser acessível a todos.
    Não era necessario ser para agr, fazias so qdo tivesses mais tempo disponivel.
    Acredito q seja muito mais complicado encontrar informação para estas duas coisas q para a maioria das coisas q postas aqui no teu blog, mas dar.me.ia um jeitão e era um modo de elevares o teu blog a um nível ainda mais superior.
    Podias considerar essa ideia?

    Obrigada x)

    ResponderEliminar
  5. Olá querida! Era uma excelente ideia excelente, eu á algum tempo que estava a pensar em fazer sobre como "maquilhagem para o teu tom de pele", "maquilhagem para a tua cor de cabelo"... mas queria educar-me um bocadinho melhor sobre esses temas para saber bem de que estou a falar :D

    Mas com certeza que hei-de fazer um post desse género :D

    ResponderEliminar
  6. huum , ok.
    tenho a certeza que quando fizeres vai ser bombastico , como os teus outros posts x)
    nao tenhas pressa e obrigada por considerares a minha ideia :)
    bons posts :D

    ResponderEliminar