Subscribe:

Etiquetas

16 de novembro de 2012

Como Fazer Batom Durar nos Lábios

Tanto online como na vida real é das perguntas que mais me fazem "como consegues fazer com que o teu batom dure?", como já devem saber eu sou obcecada com batons, algumas raparigas gostas de sombras, outras de vernizes, mas eu sou a princesa dos batons.

Batom é uma coisa que hoje em dia as mulheres raramente usam, quando estou a fazer maquilhagem em outras pessoas a maioria diz-me para não por nada na boca, porque não dura, porque comem o batom num estante.. mas não tem que ser assim!

Hoje vou ensinar-vos usar batom de maneira a durar o dia todo com o mínimo de manutenção possível, não se trata apenas da maneira como se aplica o batom mas como se usa o batom durante o dia, já vão compreender porquê.

A APLICAÇÃO
A maioria das pessoas que eu conheço pegam no batom, passam na boca e pronto. Não é assim! Se queres que o teu batom realmente dure vais ter de passar um tempo extra na aplicação.

Antes de pegares no teu batom quero que prepares os lábios, certifica-te que estão bem exfoliados e hidratados, para isso aplica bálsamo nos lábios e usa uma escova de dentes para esfregar os lábios até toda a pele morta sair. Assim a cor que vais aplicar vai poder penetrar mais fundo nos lábios e vai ficar muito mais bonita.

Agora pega num pincel para lábios (um pincel de eyeliner ou correctivo serve perfeitamente e é o que eu costumo usar), carrega o pincel com o teu batom em ambos os lados e usa o pincel para pintares o centro da boca, ainda não te preocupes com o contorno da boca. Aplica uma camada muito fininha e uma o pincel para "empurrar" a cor do batom nos lábios de modo a ficarem bem tingidos com a cor.

Depois de teres uma camada fina de batom em toda a superfície dos lábios usa um lenço para remover o excesso de produto.

Neste face vamos focar-nos no contorno dos lábios, o que na minha opinião é a parte mais importante para conseguires um look perfeito. Agora podes usar um lápis para lábios na mesma cor do batom, se decidires usar o lápis desenha o contorno dos lábios (não percas nenhum milímetro e certifica-te que ambos os lados estão direitos e simétricos, á medida que vais conhecendo os teus lábios este passo é bastante simples) e depois preenche a boca toda para que não fiques só com uma linha á volta dos lábios.

Passar o lápis na boca toda vai fazer com que o batom dure muito mais e a cor fique mais intensa. Se já passaste o lápis como deve ser ou decidiste não usar lápis estás pronta para aplicar mais uma camada de batom, se usaste lápis podes usar o batom directamente do tubo mas se não usaste usa um pincel para definir bem os contornos.

Mais uma vez tira o excesso de batom com um lenço, passar um lenço nos lábios vai absorver o excesso e deixar o pigmento nos lábios.

Neste ponto os teus lábios devem estar perfeitamente definidos, com uma cor intensa e homogénea e um acabamento acetinado a matte. Agora não apliques gloss se queres que o batom realmente dure! Gloss vai agir como desmaquilhante e vai soltar a cor do batom, vai transferir em todo o lado e com certeza borrar.

Depois de teres o teu batom perfeitamente aplicado vais ter de remover o excesso do interior da boca, para isso envolve o teu dedo em lenço e passa-o no espaço entre os lábios e os dentes, todo o batom extra vai ficar no lenço em vez dos teus dentes durante o dia.

Quanto mais intensa e escura for a cor que escolheste mais tempo vai durar, cores mais claras e naturais tendem a desaparecer bem mais depressa, especialmente se forem glossy.


O USO
Esta parte pode parecer estranha a algumas mas usar batom, especialmente vermelho e cores do mesmo género, é um modo de vida que tem de ser aprendido, deixem-me explicar.

Quando tens um batom forte nos lábios vais ter de comer, beber, cumprimentar as pessoas de maneira diferente e incorporar pequenos hábitos na tua rotina para manter o batom durante o dia/noite.

COMER - Antes de uma refeição eu gosto de remover bem o excesso de batom num guardanapo para ficar só com uma stain da cor nos lábios, se não tirares o excesso vais acabar por comê-lo por isso é sempre melhor usar o guardanapo. Quando usares o guardanapo durante a refeição não esfregues a boca, apenas toca os lábios ao guardanapo (assim o batom não sai ou borra)

Depois da refeição aplica mais uma camada de batom (pode ser directamente do tubo) e tira o excesso, podes voltar a repetir os dois passos se achares necessário.

BEBER DURANTE O DIA - O batom vai transferir se beberes directamente de um copo/chávena, mas se tiveres o cuidado de remover o excesso com um lenço sempre que aplicas batom não vai ser muito, pessoalmente não me incomoda ter marcas de batom nos meus copos e isso não interfere com o aspecto do batom durante o dia.

BEBER DURANTE A NOITE - Quanto fores sair á noite para beberes uns copos com o teu fabuloso batom posto bebe sempre por uma palhinha se queres que o batom dure, eu sei que beber cerveja e vinho por uma palhinha é estranho, nesse caso o batom vai servir como marcador do copo, não como evitar, algumas pessoas dizem para lamber a borda no copo antes de beber mas pessoalmente isso não resulta e se as pessoas te virem a lamber copos vão pensar que és maluca.

CUMPRIMENTAR PESSOAS - Obviamente se deres um beijo a alguém o batom vai transferir para a outra pessoa, ou dás beijos á tia ou optas por dar um abraço se for uma pessoa chegada. Caso contrário podes acenar ou apertar a mão á pessoa, elas vão obviamente compreender. Mas claro se quiseres ser marota podes deixar marcas de batom em alguém especial!


A MANUTENÇÃO
Se vais usar uma cor forte durante o dia deves de vez em quando dar uma vista de olhos para veres como o batom está, se borrou, se está nos teus dentes, se é preciso reaplicar...

Eu sei que nem todas têm o privilégio de poder andar a ver-se no espelho de meia a meia hora, mas podes ver o teu reflexo no ecrã do telemóvel, num espelho compacto dentro da mala... sem teres de ir á casa de banho.

Para retocar o batom eu recomendo trazeres sempre contigo um espelhinho, o teu batom e cotonetes. Os cotonetes servem para limpar á volta da boca caso te enganes ou tenhas borrado o batom. Se quiseres ser fina podes trazer contigo um pincel retráctil para lábios para te ajudar a aplicar o batom.

Em geral se vou usar batom o dia todo eu aplico o batom de manhã, retoco depois de almoçar e só volto a retocar no final da tarde se forem a algum sítio, se não tiro o batom e ponho bálsamo.

Se depois for sair á noite eu volto a aplicar o batom do inicio mesmo que ainda o tenha posto e não vá mudar de cor. Reaplicar o batom de raiz vai dar-te um acabamento mais perfeito e fresco para a noite.


Por fim quero lembrar-vos que se vão usar cores fortes no dia-a-dia (como eu) para usarem batons de boa qualidade com ingredientes melhores, não só vai ser mais agradável de aplicar mas também vai ser melhor para a saúde dos teus lábios a longo tempo. Não se esqueçam de hidratar bem os lábios quando não estiverem a usar batom.


E acho que já mencionei o mais importante, desculpem pelo post longo mas achei necessário escrevê-lo, se ainda tiverem alguma dúvida sobre este tópico por favor deixem-na nos comentários para que eu possa responder e o resto das leitoras também possam ficar esclarecidas.

7 comentários:

  1. Óptimas dicas ;) o meu processo costuma ser idêntico! Também adoro cores fortes nos lábios.

    http://luxuriouskin.blogspot.pt/

    Beijoca*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda ao clube ;)

      PS: Eu vou tentar passar nos correios na próxima segunda terça, tem estado complicado de lá ir, vamos ver se é desta que recebes o teu batom. Mais uma vez desculpa pela demora :(

      Beijos **

      Eliminar
  2. adorei a dica! meninas entrem no meu blog! www.chiliquechic.com.br beijos

    ResponderEliminar
  3. Que fixe! Boas dicas, já eu além de ser preguiçosa tenho sempre o medo de 'o que é que eu faço ao batom a meio do dia' e de ter que estar sempre a confirmar tudo e blablabla, mas sem dúvida que fizeste o processo parecer bem mais simples :)

    http://beautyroot.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo feedback, este demorou imenso tempo a escrever, fico contente por saber que vos ajudou :)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Faço sim, tenho um a decorrer agora mesmo com a sheinside:
      http://style-basics.blogspot.pt/2012/11/passatempo-sheinside.html

      ;)

      Eliminar